17 de outubro de 2014

Pressão familiar em relação aos estudos

Tô quase terminando o ensino médio e com isso a pressão aumenta. É ENEM, PAVE, provas, trabalhos, recuperações... um inferno. E, ainda por cima, ter que conciliar isso tudo com minha vida social é difícil. Meus amigos e eu não nos vemos mais com tanta frequência (até porque a grande maioria deles não estuda na mesma escola que eu) e isso é muito chato, pois essa é a idade que eu deveria estar "aproveitando ao máximo". Claro, tenho muitos anos de vida pela frente, mas essa é a idade das festas, de se apaixonar, de fazer amigos, sair, conversar até tarde, rir e fazer muita bobagem. Como equilibrar isso tudo e a escola?
Alguns amigos meus sofrem uma pressão tremenda dos pais pra passar de ano, outros pra passar pra faculdade, uns pros dois juntos e por aí vai. Os pais acabam esquecendo que seus filhos, além de uma obrigação com a escola, possuem uma certa obrigação, de mesmo peso, com seus amigos. "Tu precisa estudar pra passar de ano, e depois ir pra uma boa faculdade e depois se formar e trabalhar". Tá, e o que eu faço nas pequenas pausas em que não estarei estudando? Preciso respirar também, descontrair. De que adianta passar pra faculdade se não tiver nenhum amigo pra compartilhar as coisas?
A distância é um empecilho, e quanto maior a falta de contato, maior o abismo existente entre os amigos. Esse buraco não pode existir (ou, pelo menos, não pode ser um Grand Canyon da vida). Amizade é um dos maiores presentes que recebemos em nossas vidas. O que seria de nós sem as noites acordados até às 5 da manhã, só jogando conversa fora, vendo filme e comendo porcaria? kkk.  Isso sem falar dos amores. Aqueles dramas, as brigas, as fofuras, tudo isso é muito importante pra nós nessa fase da vida. Cada experiência deixa um ensinamento que levaremos pra vida inteira. É assim que se cresce, se amadurece. Até a convivência com a própria família é importante.
Pessoalmente, tento reservar meus finais de semana e sextas-feiras pros meus amigos e também pro meu namorado, mas às vezes complica. Provas de exatas sempre me ferram e tenho que estudar com muita antecedência se quero passar de ano. E eu quero, mas ao mesmo tempo me sinto mal por me isolar dos meus amigos por isso, eles são tudo pra mim. 
Acho que a melhor saída pra não ficar numa ilha de estudos, é reservar um dia da semana pra sair. Só ficar de bobeira. Quem sabe num domingo, já que nesse dia da semana geralmente não se tem nada pra fazer kkk. Ir ao shopping, ver um filme, ir numa lanchonete, qualquer coisa. O importante é continuar com a interação. As notas são importantes, mas o convívio com as pessoas por quem se tem afeto também é.

P.S.: A menos que você queira cursar medicina. Nesse caso, sugiro que você estude 24 horas por dia shuaohsoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário