Não quero passar a imagem de adolescente revoltada, mas essa questão do uniforme me deixa bem de cara mesmo.
A grande maioria das escolas particulares adota o uso do uniforme como uma maneira de identificar quem é aluno e quem não é, e também é uma maneira de fazer com que todos os alunos pareçam iguais e que se sintam iguais também. Mas pra quê?
Se o problema é identificação, basta dar um crachá ou algo do gênero pros alunos com foto. Quem quiser colocar o pé na escola vai ter que levar o crachá pra provar que estuda ali. Não precisa estar com uma roupa padrão, que é algo que nem ajuda, pois qualquer um pode pegar emprestado o uniforme de um aluno e ir pra escola de boas.
E não adianta o quanto tentam nos convencer do contrário: nós não somos todos iguais e nunca seremos. Cada um tem sua personalidade e modo de vestir, e tirar nosso direito de nos expressarmos através das nossas roupas é um erro.
Talvez um motivo pra quererem os uniformes seria as diferenças financeiras e sociais mesmo. Mas cara, os coordenadores têm como função garantir que o bullying e outras implicâncias não aconteçam só porque uma pessoa não tem uma calça da marca tal ou porque gosta de tal coisa. Cada um tem um jeito, e todo aluno tem o direito de estudar com a certeza de que não vai ser discriminado.
Quem nunca viu alguém com uma camiseta legal de alguma série ou coisa do gênero e pensou: "Olha, temos isso em comum, vou falar com aquela pessoa"? Isso faz com que comecemos novas amizades, pois a tal camiseta ajuda a quebrar o gelo. Se usarmos uniforme, ninguém vai se aproximar de ninguém, porque todos estão vestidos com as mesmas roupas. Vamos falar sobre o quê? O símbolo da escola? As cores? Ah, para.
Eu iria adorar se pudesse ir pra aula com uma camiseta dos Beatles ou mesmo um casaco de uma cor que não fosse da escola (sei lá, roxo) e não fosse repreendida por isso. É meu modo de me sentir bem comigo mesma.
Uma outra questão interessante: os shorts. Acho patético meninos poderem usar bermuda e as meninas terem que aguentar um calorão desgraçado porque "short/bermuda mostra muito o corpo". E quem disse que guri não sofre assédio também por mostrar as pernas? Sei lá, pode haver gente tarada por pelos (rs). Isso é injusto demais com as meninas e deveria mudar. Se o uniforme oferecesse um tamanho padrão de short que não fosse nem muito comprido e nem muito curto seria ótimo. Ninguém merece usar calça numa sala de aula sem ar condicionado em março!
Além do mais, os meninos precisam aprender a respeitar todas as meninas, independente da forma que estão vestidas.
Além do mais, os meninos precisam aprender a respeitar todas as meninas, independente da forma que estão vestidas.
QUERO IR PRA ESCOLA COM AS ROUPAS QUE EU QUISER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário